Catequese - Actividades
    Técnicas  |  Reuniões de pais Actividades  
      Jesus  |  Maria  |  A Paz Orações Lectio Divina Jogos  |  Avaliação  
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maria

Na iniciação cristã as crianças depressa aprendem as orações fundamentais e nelas aprendem a olhar para Jesus e para Maria.Neles capta aquilo que é essencial para viver de acordo com aquilo que Deus quer de cada um. Na Avé Maria, aprende a louvar a Deus por tudo aquilo que Ele realiza na vida de cada um. Maria ocupa um lugar de destaque dentro do povo de Deus, pela forma com aceitou a vontade divina, como se preocupou em viver de acordo com a Palavra de Deus. Sempre que rezamos a Avé Maria estamos a colocar-nos diante de Maria para que Ela interceda por nós diante de Deus. Na recitação da Avé Maria e do Pai Nosso dizemos aquilo que estamos dispostos a viver nesta caminhada de fé que todos realizamos nesta vida. Nunca o façamos em vão, sempre que rezarmos qualquer uma destas orações, saibamos sempre o que estamos a dizer e pedir a Deus. Que Ele nos ajude nesta caminhada.

1º etapa:
Começamos a actividade de hoje com um puzzle com a imagem de Maria. São entregue às crianças sem que eles saibam o qual a imagem, as várias peças do puzzle e por detrás da peça encontra-se escrito um atributo de Maria, por exemplo, bondosa, trabalhadora, bonita, obediente a Deus. Então é pedido às crianças que pensem numa pessoa com esse atributo. Então num momento de partilha dizem qual foi a pessoa que pensaram e porquê.
O objectivo é que identifiquem esse atributo de Maria à mãe de cada um. Depois deste momento de partilha perguntamos se conseguem adivinhar qual a imagem que irá surgir e só depois é formado o puzzle. A partir desse momento o adulto relaciona os vários atributos que se encontrava em cada peça com pessoa de Maria, contando assim um pouco da sua história, até então sem falar do facto de ser mãe de Jesus.

2º etapa:
Começamos então a segunda parte mencionando como Maria era obediente a Deus, que rezava bastante e era uma pessoa muito bondosa e que por isso Deus escolheu-a para ser mãe de Jesus. Então enviou um Anjo- Gabriel- para anunciar que iria ser Mãe do Filho de Deus. E quando o Anjo a viu saudou-a de uma forma muito especial: Avé Maria cheia de graça, o Senhor é convosco. É então explicado o significado destas palavras: AVÉ MARIA - eu te saúdo Maria; CHEIA DE GRAÇA - és muito querida pelo Senhor nosso Deus por acreditares e rezares muito; O SENHOR É CONVOSCO - Deus está sempre contigo. Quando Maria viu o Anjo ficou muito confusa, mas mesmo assim aceitou ser a Mãe do Filho de Deus, apesar de saber que iria ser muito difícil.

3ºetapa:
O conteúdo desta terceira parte está relacionada com as virtudes de Maria como Mãe de Jesus e fazer uma ligação com as acções das mães de cada criança. Nesta fase deve-se ter em conta se algumas das crianças não se encontra junto da sua mãe, para que isso não lhe traga nenhum incomodo. E caso aconteça o adulto deverá sempre realçar que seria ou que deveria ter essas atitudes.

4ºetapa:
Acaba-se então a actividade com um jogo de sopa de letras onde algumas das palavras que designam as virtudes de Maria se encontram baralhadas com outras letras e as crianças deverão tentar encontrar. Poderão ainda fazer um desenho sobre o que aprenderão ou uma oração a Maria. ©

 

Carolina Assunção