Celebrações
  Pai Nosso  |  Avé Maria Festa do perdão Festa da Luz Primeira Comunhão  |  Festa da Palavra  
         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pai - Nosso

Esta celebração é uma celebração pensada para ser feita fora da Eucaristia. Devidamente adaptada pode “inserir-se” no contexto da Celebração da Eucaristia com crianças.

 

INTRODUÇÃO

Admonição (feita por um Catequista):

A nossa Comunidade Paroquial hoje está de parabéns e em festa porque estas crianças foram aprendendo ao longo do ano que Deus era um Pai maravilhoso, que nos dá a vida e cuida de nós e que tudo faz para nosso bem. Com Jesus, aprenderam a tratá-lo por Pai do Céu dizendo-lhe PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU. Eles aprenderam também que, pelo Baptismo, fazemos parte da família dos filhos de Deus - a Igreja.

É esta família que está hoje aqui reunida.

Com os mais pequeninos, vamos louvar o Pai do Céu durante a nossa celebração.

Entram duas crianças com o cartaz: Festa do Pai Nosso, ladeado por duas velas e um ramos de flores que se colocam em lugar de destaque. A seguir a Bíblia aberta no texto do Pai Nosso (Lucas 11, 1-4).

Cântico de Entrada: Já vou à Catequese (Jesus gosta de mim – músicas e letras das canções da cassete de apoio ao 1º ano de catequese, pág. 5)

Rito Penitencial

Pai Nosso, pelas vezes em que não fizemos a Vossa vontade.

Senhor, tende piedade de nós.

Cristo Jesus, Filho de deus Pai pelas vezes em que não partilhamos o nosso pão.

Cristo tende piedade de nós.

Pai Nosso, pelas vezes em que não perdoamos as ofensas.

Senhor, tende piedade de nós.

 

Cel. - Meus meninos e minhas meninas,nós somos a Igreja de Deus. Somos, portanto da família de Deus. Somos filhos de Deus. Dizei como podemos procurar viver a vida de filhos de Deus.

(Algumas crianças lêem os dísticos ou dirão por palavras suas como devem viver para agradar a Deus, como Jesus gosta)

Cel: - Também os vossos pais são da família de Deus. Também eles, ao verem as pessoas, sabem que são seus irmãos porque somos todos filhos do mesmo Pai. Ao verem o bem que acontece à sua volta, os vossos pais sabem que o Espírito Santo de Deus guia todas as pessoas. Também os vossos pais procuram amar como Jesus. Também eu, meus amigos, e todos os padres do mundo, pensamos deste modo e procuramos viver como filhos de Deus. Realmente, Jesus faz-nos entrar a nós padres, a vós todos, pais e crianças, no mistério de Deus. Jesus une-nos com o Pai.

Somos uma só família e como sinal disso podíamos cantar.

Cântico: “Somos da família de Deus” (Catequese 22)

Cel. - Deus, nosso Pai, como Jesus, somos teus filhos, por isso recebemos o Baptismo e recitamos o Pai Nosso. Dai-nos um coração grande para vos amar sempre. Por Nosso Senhor ....

LITURGIA DA PALAVRA

Catequista:

Durante este ano de Catequese, vós, meninos e meninas, aprendestes a amar melhor Jesus e escutá-lO. Vamos todos agora cantar primeiro e depois escutar a Palavra de Jesus.

Aclamaçao:  Eu vim para Escutar ou Bato Palmas

EVANGELHO LUCAS 11, 1-4 (Lido, encenado ou projectado em slides)

Homilia

- Deus é nosso Pai, um pai maravilhoso, o melhor de todos os pais com quem podemos falar.

- Vamos recordar algumas coisas que Deus Pai nos deu e fez para nós:

* deu-nos os nossos pais que são o melhor que temos na vida. Eles amam-nos muito. Foi a eles que o Pai do Céu escolheu para serem os nossos pais

* deu-nos Jesus que nos mostrou e nos falou deste Pai do Céu; este Pai a quem podemos falar todos os dias e a todas as horas; este Pai que cuida de nós, que nos dá o alimento e que nos per­doa quando somos maus filhos.

- Deus é nosso Pai e nós somos os seus filhos. Formamos uma família que se chama Igreja. Esta família de Deus pode rezar uma oração comum, que é a oração que Jesus ensinou aos seus ami­gos quando estes queriam falar com Deus Pai. Essa oração é o Pai Nosso

(Afixa-se o Pai Nosso, frase por frase de modo a ir progressivamente explicando)

Vamos ver o que dizemos quando rezamos o Pai Nosso:

- PAI NOSSO - quer dizer que Deus é o nosso Pai, o Pai de todos nós.

- QUE ESTAIS NO CÉU - quer dizer que DEUS vê- nos sempre e está em todo o lado.

- SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME - quer dizer que nós devemos louvar sempre a Deus porque Ele fez todas as coisas para nós e por isso, mais do que ninguém merece todo o nosso louvor.

- VENHA A NÓS O VOSSO REINO - quer dizer que nós queremos viver sempre como filhos de Deus e fazer parte da sua família.

- SEJA FEITA A VOSSA VONTADE - quer dizer que devemos fazer sempre a vontade de Deus porque Ele sabe o que é melhor para nós.

Na segunda parte, dizemos:

- O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE- quer dizer que pedimos ao Pai do céu tudo o que nos faz falta para crescermos e sermos felizes.

- PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS - quer dizer que Deus nos pode perdoar as coisas más que fazemos.

- ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO - quer dizer que também nós devemos perdoar sempre a quem nos faz mal.

- E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO MAS LIVRAI-NOS DO MAL - quer dizer que, às vezes, nós fazemos o mal, mas Deus pode ajudar-nos a não fazer o mal.

Catequista:

Agora já sabeis o que quer dizer esta oração bonita que Jesus nos ensinou. Daqui a pouco vamos rezá-la.

ENTREGA DO PAI NOSSO

Cel. - Nós já conhecemos o Pai de Jesus, que é nosso Amigo. Também sabemos que Ele é nosso Pai e que nos ama. Foi Jesus quem o disse.

Há muito tempo que os vossos pais e os vossos catequistas vos vêm transmitindo esta fé.

Para o mostrarmos, eu e os vossos catequistas vamos entregar-vos o Pai Nosso, a oração que Jesus nos ensinou e que já todos vós sabeis muito bem.

O celebrante passará aos catequistas e estes por sua vez às crianças, dizendo:

RECEBE O PAI NOSSO, A ORAÇÃO QUE JESUS NOS ENSINOU.

REZA-A TODOS OS DIAS EM SINAL DE AMOR AO PAI DO CÉU.

A Criança diz: Amen!

No fim, o celebrante diz:

E agora, todos juntos e de mãos dadas, em sinal de união e de amizade, vamos rezar cantando ao Pai do Céu, a oração que Jesus nos ensinou.

Todos juntos e de mãos dadas Cantam o Pai Nosso

Cântico Final: Se tu amas a Jesus

 

 

Carolina Assunção